Qualidade 2018-04-02T21:41:52+00:00

PARAMETROS BÁSICOS DA QUALIDADE DE ÁGUA

O SAAE desenvolve um conjunto de ações integradas e descentralizadas, que visam obter e garantir a potabilidade da água. Para isso, há um constante trabalho de pesquisa, avaliação e normatização de procedimentos, métodos e equipamentos, com ganhos significativos para empresa e cliente: Melhoria da qualidade dos serviços e produto. Redução dos custos, através de processos que melhoram a produtividade e qualidade. Personalização da empresa como empresa confiável.

ÁGUA BRUTA

No Monitoramento da qualidade da água bruta, são feitas, mensalmente, análises físico-químicas e bacteriológicas pelo laboratório municipal situado na própria estação de tratamento e cianobactérias e agrotóxicos por Laboratórios em Salvador, visando manter a qualidade da água dos mananciais de abastecimento, dentro dos padrões estabelecidos pela RESOLUÇÃO 020 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

PRODUÇÃO

Na ETA, o laboratório de processos realiza de 2 em 2 horas análises físico – químicas para avaliar a melhor dosagem dos produtos químicos, utilizados para tratamento conforme a legislação em vigor.

DISTRIBUIÇÃO

O cloro recebe um controle de dosagem para assegurar um residual de 0,2ppm em pontos da rede de distribuição, teor capaz de garantir a ausência de coliformes fecais e totais, indicadores da presença de microorganismos patogênicos, causadores das doenças de veiculação hídrica, tais como, hepatite, gastroenterite, verminoses e, inclusive, o cólera. Além deste controle de dosagens, são realizadas análises para avaliação da qualidade sanitária da água distribuída.

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA

Nos reservatórios e redes de distribuição, é realizado o monitoramento da água tratada através de análises físico-químicas – cor, turbidez, residual de cloro, flúor, pH, teor de ferro e alumínio; exames bacteriológicos; pesquisas de agrotóxicos e de metais pesados, realizadas semanal, mensal e semestralmente conforme determinação da Portaria nº 518, de 25 de março de 2004.

ÍNDICE DA QUALIDADE DE ÁGUA

O laboratório é devidamente estruturado para realizar análises, sendo o total de amostras a serem coletadas por mês, determinado de acordo com o tipo de sistema de abastecimento utilizado e o total da população abastecida. Dos resultados destas análises, surge o IQA – Índice da Qualidade da Água, um indicador gerencial de alto grau de confiabilidade que visa a identificação imediata de quaisquer irregularidades, apontando para a prioridade de atuação no sistema produtivo e otimização do processo de tratamento e controle.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support