Parâmetros básicos 2018-04-02T21:41:21+00:00

TURBIDEZ

É o parâmetro que caracteriza a existência de partículas finamente divididas, dispersas na água, podendo deixá-la com aparência turva, sem transparência. A portaria 518 de 25 de março de 2004, do ministério da saúde, recomenda que os valores nunca ultrapassem 5 UT(Unidades de Turbidez).

CLORO RESÍDUO LIVRE

A aplicação de cloro na água evita contaminação da água por bactérias nocivas ao seres humanos. O recomendado pela Portaria 518 é que na rede de distribuição este valor seja sempre no máximo igual 2,0mg/l.

COLIFORMES

É um parâmetro microbiológico utilizado como indicador de contaminação por bactérias de origem animal que podem causar enfermidades. Pela portaria 518, devem estar ausentes das análises.

PH

Potencial hidrogeniônico, responsável por características como acidez e basicidade da água. Para aumentar a eficiência do processo de desinfecção recomenda-se a manutenção do PH um pouco abaixo de 7,0. Pela Portaria 518, o recomendado é que seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

FLUORETO

A aplicação do flúor na água auxilia a prevenção de carie dentaria. A Portaria 518 recomenda que sua concentração máxima nas águas de abastecimento seja de 1,5mg/l.

COR APARENTE

Caracteriza-se a existência de partículas diluídas na água podendo deixá-la com coloração. Valor máximo permitido pela Portaria 518 é 15uH.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support