SAAE de Bom Jesus da Lapa  realiza palestra alusiva ao Outubro Rosa

Em alusão à Campanha Mundial do Outubro Rosa, o SAAE de Bom Jesus da Lapa  recebeu, na tarde desta sexta-feira, 16 de outubro, a Enfermeira Adriana dos Santos Lima, que proferiu palestra sobre o tema da campanha para as servidoras da Autarquia. O encontro foi realizado no auditório da instituição,  e contou também com a contribuição da técnica em Segurança do Trabalho Eliete Viera.

Em sua explicação  Adriana trouxe a contextualização histórica da evolução dos cuidados com a saúde da mulher e a importância da atenção de forma integral: saúde física, psicológica e social.

Foi também um momento de reflexão sobre a saúde feminina como base para a saúde de toda família e que apesar de o “Outubro rosa” chamar atenção para o câncer de mama é preciso também estarmos atentos a outros cânceres que acometem milhares de mulheres em todo o mundo , como o câncer do colo do útero.

A enfermeira finalizou a palestra, destacando para as servidoras do SAAE da importância de realização do exame de mamografia com regularidade, a prática de exercícios físicos e o cuidado com a alimentação, evitando abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares, sódios, atitudes simples que podem trazer benefícios importantes para um estilo de vida mais saudável.

Números – Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Estima-se 66.280 casos novos da doença para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.

By | 2020-10-18T22:37:49+00:00 outubro 18th, 2020|Informativos, Notícias|Comentários desativados em SAAE de Bom Jesus da Lapa  realiza palestra alusiva ao Outubro Rosa
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support